Pesquisa Mundial

quarta-feira, 16 de maio de 2012

São Paulo e Goiás iniciam tira-teima em busca de uma vaga na semifinal...Será a terceira vez que os rivais disputam classificação na Copa do Brasil. Em 2003, esmeraldinos levaram a melhor. Resposta tricolor veio em 2011

Montagem Lucas (São Paulo) e Harlei (Goiáis) (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)Lucas encara o experiente Harlei nesta quarta-feira,
no Morumbi (Foto: Montagem da Editoria de arte)

De um lado, um time que está na Série A do futebol brasileiro, sofreu grande reformulação em 2012 e, no seu primeiro grande teste, negou fogo no Campeonato Paulista. Do outro, um rival acostumado a jogar na primeira divisão, mas que foi rebaixado em 2010 e ainda não encontrou o caminho de volta. Porém, no último domingo, conquistou o título estadual em cima de seu maior rival, o Atlético-GO.
Esse é o retrato de São Paulo e Goiás, que iniciam nesta quarta-feira, no Morumbi, a luta por uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil. O jogo de volta está marcado para a próxima quarta-feira, no Serra Dourada, em Goiânia. Quem passar pega o vencedor de Vitória e Coritiba.
O São Paulo surge empolgado. No momento em que a crise ameaçava se instalar no Morumbi, o time deu uma resposta ao seu torcedor com a heroica classificação em cima da Ponte Preta, na última semana. O Goiás, porém, costuma dar trabalho ao Tricolor na Copa do Brasil. Os dois times já se enfrentaram duas vezes e cada time teve êxito uma vez. Em 2003, os esmeraldinos levaram a melhor, com dois empates (0 x 0 em Goiânia e 1 x 1, na capital paulita). No ano passado, foi a vez de o Tricolor se classificar, com duas vitórias por 1 a 0.
A partida terá início às 21h50 e será transmitida para todo o Brasil pelo SporTV. O GLOBOESPORTE.COM também acompanhará o duelo em tempo real, com vídeos exclusivos, a partir das 21h30. O árbitro será o gaúcho Jean Pierre Gonçalves Lima, auxiliado por Tatiana Jacques de Freitas e Marcelo Bertanha Barison, também do Rio Grande do Sul.
header as escalações 2
São Paulo: satisfeito com a produção da equipe no segundo tempo da partida da última quarta-feira, contra a Ponte Preta, o técnico Emerson Leão sacou Fernandinho, que vinha sendo titular, para colocar o meia Jadson. Com isso, o treinador deixa de lado o 4-3-3 e monta o time no 4-4-2. Outra alteração importante será feita no sistema defensivo, onde Paulo Miranda, liberado pela diretoria, voltará a formar dupla de zaga com Rhodolfo. O time jogará com: Denis; Douglas, Paulo Miranda, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Casemiro, Cícero e Jadson; Lucas e Luis Fabiano.
Goiás: o técnico Enderson Moreira não poderá contar com o atacante Felipe Amorim. Com dores na coxa direita, o jogador ficou em Goiânia. Segundo o departamento médico do clube, ainda não há previsão de retorno. Outra ausência será Iarley, poupado pela comissão técnica. Aos 38 anos, ele deverá ser utilizado no máximo uma vez por semana e pode reaparecer no jogo da volta, na próxima quarta-feira. Júnior Viçosa é a opção para o ataque. No meio-campo, Marcos Paulo será o substituto de Thiago Mendes, que está suspenso. O time: Harlei; Peter, Rafael Toloi, Valmir Lucas e Egídio; Marcos Paulo, Amaral, Ramon, Thiago Humberto e Ricardo Goulart; Júnior Viçosa.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
São Paulo: Rogério Ceni (lesão no ombro direito), Wellington (operado por causa da ruptura do ligamento cruzado do joelho esquerdo), Cañete (contusão no joelho direito), Osvaldo (não relacionado por opção da comissão técnica) e Fabrício (recuperação de lesão muscular na panturrilha direita).

Goiás: Iarley (poupado), Reis (lesionado) e Thiago Mendes (suspenso).

header fique de olho 2
São Paulo: Após levar gancho da diretoria por falhas sucessivas, Paulo Miranda volta a jogar sabendo que não poderá errar. Em caso de nova falha, cairá em desgraça com a torcida, com a diretoria e não vestirá mais a camisa do time do Morumbi. Resta saber como o beque vai se comportar.

Goiás: aos 40 anos, o goleiro Harlei celebrou no último domingo o seu sexto título goiano. Em plena forma, Harlei tem ajudado o Goiás a conquistar bons resultados na temporada. Contra o Tricolor, no Morumbi, o goleiro pode ter um papel importante.
header o que eles disseram
Emerson Leão, técnico do São Paulo: “O outro time virá fechado. Temos de atacar com coordenação, sem errar. Isso requer um sistema coletivo e é isso que estamos buscando. É mais ou menos o treino que fazemos aqui nos treinamentos”.
Enderson Moreira, técnico do Goiás: “O São Paulo para mim é o maior clube do Brasil. É organizado, tem grandes jogadores e uma estrutura invejável. Se analisarmos o elenco deles, vamos ver grandes jogadores em todas as posições. Vai ser um grande confronto, um duelo muito difícil, mas confio no potencial dos nossos atletas e vamos jogar para vencer”.
header números e curiosidades (Foto: arte esporte)
* Quem leva vantagem? Veja o histórico de confrontos na Futpédia
* No estádio do Morumbi, palco da partida desta quarta-feira, a vantagem nos confrontos entre as duas equipes é do Tricolor que, em 17 partidas, ganhou 12, empatou duas e perdeu três. Os paulistas marcaram 28 gols e sofreram 13.
* Uma partida entre São Paulo e Goiás não termina empatada há quase cinco anos. A última igualdade foi registrada no dia 19 de agosto de 2007 (0 x 0, no Serra Dourada, pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro). De lá para cá, oito jogos, com cinco vitórias do Tricolor e três do time do Centro-Oeste.
* São Paulo e Goiás nunca venceram um título da Copa do Brasil. Os paulistas têm sua melhor campanha em 2000, quando foram vice-campeões, perdendo para o Cruzeiro na decisão. Já os esmeraldinos também foram finalistas em uma oportunidade, em 1990, quando perderam para o Flamengo.
* A última vez que o clube goiano chegou à semifinal da Copa do Brasil foi em 2003, quando eliminou justamente o São Paulo nas quartas de final. Na ocasião, o Goiás empatou sem gols no Serra Dourada e por 1 a 1 no Morumbi e foi beneficiado pelo gol marcado fora de casa.
* O Goiás já disputou 28 jogos em 2012 e só não marcou gols em duas partidas.
header último confronto v2
As duas equipes se enfrentaram pela última vez exatamente pelas oitavas de final da Copa do Brasil do ano passado. Jogando no estádio do Morumbi, o São Paulo venceu por 1 a 0, gol marcado por Dagoberto, após passe de Carlinhos Paraíba. Na ocasião, os paulistas jogaram com: Rogério Ceni; Rhodolfo (Xandão), Alex Silva e Miranda; Jean, Casemiro, Carlinhos Paraíba, Ilsinho e Juan; Marlos (Rivaldo) e Dagoberto. O Goiás atuou com: Harlei (Pedro Henrique); Valmir Lucas, Rafael Tolói e Ernando; Oziel, Amaral, Zé Antônio, Marcelo Costa e Carlos Alberto; Hugo (Assuério) e Robert.

Nenhum comentário: